Qual câmera comprar?

“Huaíne querida, adoro seu trabalho, mas tenho uma dúvida. Estou começando na fotografia, que câmera devo comprar?”

Meus caros, prefiro evitar a fadiga de responder essa pergunta milhares de vezes ao dia. De agora em diante, apenas indicarei esse post. Dêem uma trégua às minhas caixas de entrada, eu suplico.

Minha primeira DSLR

Bom, a primeira coisa que o leitor deve saber é como pesquisar no google. Em uma busca de aproximadamente 5 segundos, usando os termos “Qual câmera comprar?” Achei esse, esse e esse artigo a respeito. Não quis olhar outros.

Para falar a verdade, há mais de um ano escrevi um artigo como esse, que ainda é bastante válido. Mas tenho vontade de expôr minha opinião novamente, pois ela muda com o tempo e a experiência.

câmeras são amigas, não comida.

1 – Primeiro contato com a fotografia.

Foto: Sabrina (beecake) com Nikon P100

Muita gente que está começando, pensando em economizar (o que todo mundo quer, é claro), pensa em comprar uma

câmera ultrazoom. Bom, eu tenho alunos que usam câmeras ultrazoom e até colegas que fazem um trabalho incrível com elas. Mas veja bem, nenhum deles é fotógrafo profissional.

O problema nem está nas câmeras, é que o fotógrafo iniciante vai gostar tanto tanto tanto dela, que em pouquinho tempo já vai querer trocar por uma DSLR. É sério. Aí a emenda sai pior do que o soneto, pois você economizou no início, agora venderá a ultrazoom por menos do que comprou (se vender) e vai acabar comprando uma DSLR de qualquer maneira.

Poupem-se disso e comprem direto uma DSLR!

2 – Ok, quero uma DSLR. Ó céus, existem tantas, qual delas?

Agora querido leitor, eu recomendaria que comprasse qualquer DSLR de entrada. Isso porque elas são excelentes para se começar. Eu comecei com uma e não me arrependo. Foi uma forte aliada no meu crescimento e aprendizado. Elas tem algumas funções “herdadas” das câmeras mais simples, como modos pré-programados que se você tiver no aperto e não souber o que fazer, poderá usar. Ao mesmo tempo em que vai auxiliar no seu aprendizado, pois também conta com modos 100% manuais, para você ir se aventurando e aprendendo.

3 – Mas de que marca?

Qualquer uma, é sério! Nesse caso você que sabe, mas eu tenho algumas dicas nesse sentido também.

Nikon ou Canon? – Nessa eterna briga, eu recomendaria comprar a marca que a maioria dos seus amigos tem. Seja maria-vai-com-as-outras. Isso porque você terá a possibilidade de trocar ideias com eles sobre as funções da câmera e também compartilhar equipamentos, como objetivas e flashes. Sempre dou essa dica pois em uma época eu era a única “nikonzeira” no meio de Canon boys e ficava sempre de fora da brincadeira. Eles podiam trocar de lentes à vontade, enquanto eu me contentava com as que eu já tinha. Era muito chato!

Sony, Pentax e demais marcas. Tenho certeza de que essas marcas produzem excelentes câmeras. Eu tinha um aluno que possuia uma Sony alpha (não lembro bem o modelo, mas era de entrada) e gostei muito dela. Meu pai tem também uma Pentax K-r que já testei e gostei muito da qualidade da imagem.

Porém, talvez seja mais complicado de encontrar lentes no mercado e também um pouco mais dificil de vender esses equipamentos, caso queira.

4 – Devo adquirir outras coisas?

Sem qualquer tipo de neura de equipamento, mas deve. A lente do kit, geralmente uma 18-55mm, produzirá bons resultados, todavia, para ter mais variedades de distancias focais e também poder se virar em ambientes pouco iluminados, eu recomendaria a aquisição posterior de uma tele-objetiva, como uma 70-300 ou 55-200, e também uma 50mm f/1.8. A cinquentinha vai te deixar maravilhado no início. Essa lente é show de bola pois é bastante barata e produz excelentes resultados, principalmente em retratos.

Depois disso, num nível um pouquinho  mais avançado, recomendo ainda a compra de um tripé, principalmente para quem gosta de fotografia noturna e de paisagens e também um flash TTL. Nada disso precisa ser comprado logo de cara, pois o investimento pode não caber no bolso, mas é sempre bom ter em mente as próximas aquisições para já ir se planejando. Vá com calma, as necessidades irão surgindo com o tempo e a prática.

5 – Isso tudo que você falou é ciência exata e verdade absoluta?

Claro que não! Adicionei o ítem 5 porque muita gente adora discordar rsrs. Já que recebo muitos e-mails com essa pergunta, deduzo que o remetente queira saber a minha opinião. Pois aqui está!

Não me perguntem nos comentários: “O que acha do modelo tal?” Pois eu não conheço todos os modelos de câmeras de todos os fabricantes do mundo. Quando vocês me perguntam isso eu olho no google! Então voltem para a primeira diquinha do artigo e façam isso vocês mesmos.

Abraço em todos! Adios!

OBS: Esse post faz parte da categoria Dicas Técnicas. Convém dar uma olhada nos demais artigos desta categoria. Diquinha!

18 thoughts on “Qual câmera comprar?

  1. José Maria says:

    Olá, Huaine! Gostaria de, se for possível, você passar suas impressões sobre a Nikon 7000 que adquiriu. Tenho visto alguns reviews com bastantes elogios sobre ela. Mas seria muito interessante para mim ouvir a opinião de alguém com a sua experiência, e talento, que a utiliza em situações “reais”. Os testes são muito direcionados e acabam por nos confundir. Desde já agradeço.

    Um abraço!

  2. Bruno Almeida says:

    Huaíne,

    Estou começando agora a dar minhas primeiras aulas de fotografia e uma das partes que mais me preocupo é como responder a essa pergunta. Querendo ou não, muitas vezes é um dinheiro bem apertado que estamos ajudando a gastar.

    Sinto que é dever de quem responde deixar o aluno o mais tranquilo possível – para que ele possa fazer uma boa compra e poder relaxar com a fotografia em si – e o seu artigo me ajudou a pensar melhor sobre como abordar esse momento.

    Sempre são marcados por objetividade e franqueza, seus texto são um alivio em um ambiente onde muitas vezes os detalhes técnicos passam por cima da necessidade de responder ao leitor que o realmente se quer/precisa saber.

    Meus parabéns e muito sucesso!

  3. Pingback: Lente 18-55mm de kit: Uma eterna odiada! : Huaíne Nunes Fotografia Infantil

  4. Hugo says:

    Olá Huaíne,

    Excelente post, concordo plenamente

    Uma pena que as reflex custem tanto, principalmente no Brasil
    para quem está começando e não tem certeza de nada, gastar tanto pode ser um pouco arriscado

    eu comecei com uma compacta com controles manuais (Canon A570) e estou com ela até hoje
    aprendi muito com ela, e agora que vou comprar uma DSLR, tenho certeza que é isso que eu quero
    para quem não tem muita grana, é uma opção bacana e barata para ter os primeiro contatos com fotografia e aprender os conceitos de abertura, exposição, etc…

    Abraços

  5. Pingback: Qual câmera comprar? | Foto Link

  6. Marina says:

    Huíne e hj qual camera vc usa? e lentes que recomenda? Eu possuo uma Nikon d3100 uma SLR de entrada,eu to muito satisfeita com ela mas queria outras lentes mais clara q desfoque o fundo inteiro qual recomendaria?

  7. Therson Mehl says:

    1 – Não compre uma DSLR de Cara!
    2 – Não seje Maria vai c/ as outras, compre um equipamento que atinja suas nescessidades e/ou onde os valores para up grade caibam no seu bolso.
    3 – A velha questão. Nike ou Adidas? B.K ou Mc Donalds?? o.O
    4 – Exato!
    5 – É logico que não!

  8. Fabiane says:

    Olá Huaíne belo site! E ótimas dicas!!!

    Você carrega sempre a sua DSLR com você?
    Há pessoas que gostam de fotografia espontâneas do tipo pessoas conversando, ou algo que aconteceu na hora como um fato fotojornalístico, dado que esses acontecimentos acontecem na rua a qualquer momento, ou em uma festa ou em um passeio até mesmo a pé?

    Seria essa uma alternativa para esses casos em que é bom sempre estar carregando uma câmera ‘na bolsa’?

    Abraços,

    Fabiane

  9. Will says:

    Eu tb estou pensando a mesma coisa, pesquisei, pesquisei no google e you tube, comparei várias cameras e fotos e me surpreendi com as compactas que trocam as lentes como a NEX 3 e 5 da Sony e a NX 100 da Sansung que são as mais em conta, elas vem com o kit de lente básica como as normais de entrada. O bom destas câmeras é que, elas apresentam uma qualidade profissional como as dslrs normais e vc pode usar as lentes inclusive de outras marcas com um anel adaptador que custa pouco e vc encontra facilmente no mercado livre, ou seja, vc pode comprar a lente que quiser e não ficar amarrado na mesma marca e pagar caro nas lentes da câmera.
    Como gosto de mobilidade, quero uma compacta pra mim levar pra todo lugar, estou namorando estas duas citadas e estou na dúvida cruel, na minha concepção qq uma destas se enquadraria, pequenas, compactas e vai me dar a possibilidade de bater fotos com qualidade profissional e com recursos profissionais.

  10. Adriano Costa says:

    Provavelmente em breve estarei comprando seu curso online, comprei a canon t2i e estou esperando chegar, acho que entre os cursos que vi na net o seu é em dos mais completos, além das dicas que vc tem dado no seu site que são muito relevantes, parabéns e tudo de bom….. Adriano Costa – Brasília-DF

  11. Tabita Fernanda says:

    Muito boa profissional, lindas fotos !!!
    Muito bom mesmo o post, graças a ele comprei minha D5100. Comprei também uma 55-200 e um tripé.
    Gostaria de comprar um flash, e acho o SB700 muito caro. Alguém pode me dar uma dica , para uma iniciante, um Metz , tipo o AF 24 é muito ruim? Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *