Primeiro Workshop do ano será em BH | Saiba mais sobre a aula.

Olá pessoal, que linda segunda-feira, não?
Faltando pouco mais de 30 dias para o primeiro workshop do ano, gostaria de contar um pouco mais para vocês, sobre como é a nossa aulinha.
Este é o último ano desta temática, que tenho lecionado desde o ano passado, portanto, é a última oportunidade para participar deste workshop.

O Workshop Desafios do Início de Carreira, é dividido em duas partes durante o dia. Vamos falar sobre elas:

Pela manhã, nós focaremos exclusivamente em business. Explico. O motivo de eu ter montado um workshop com essa temática, é porque quando eu estava começando a trabalhar com fotografia, me senti desamparada. Ninguém ajudava o iniciante. Não havia um norte. A impressão que o iniciante tinha [e ainda tem], é que todos os outros fotógrafos já estão indo muito bem. Todos tem agenda lotada, todos tem equipamentos top de linha, todo mundo sabe tudo, ninguém erra. É claro que isso não é verdade. Todo mundo começou um dia.
Por isso, durante todo este primeiro período do workshop, nós trataremos esses aspectos de início de carreira mesmo. Quem está começando, tem muitas dúvidas.  Vocês terão boas oportunidades para rir de mim (hihihi), já que mostro para vocês meu primeiro ensaio infantil, meu primeiro fotolivro e meus primeiros orçamentos.
Tudo o que for relacionado ao trabalho do fotógrafo, como marketing, divulgação do portfólio, como fazer novos clientes, como manter os atuais clientes, como elaborar bons contratos, montar diferentes pacotes de propostas, orçamentos bonitos e outras coisinhas. Falaremos também sobre formação de preços, sobre como precificar, como chegar em valores adequados ao mercado e ao seu trabalho, como calcular sua margem de lucro e tudo o mais.
É muito importante que o iniciante saiba se colocar no mercado, de modo a não “achatar” e atrapalhar o trabalho dos outros, cobrando valores absurdamente baixos. Mas também deve ter a consciência de que é um fotógrafo iniciante e que não é possível, logo de cara, aplicar valores que outros fotógrafos conhecidos e mais experientes aplicam. Quanto mais você estuda e se aperfeiçoa, seus preços vão mudando. Quando comecei, nada disso estava disponível. Não haviam aulas sobre esse tipo de coisa, portanto, acho bem legal ensinar esses aspectos, para que o iniciante já comece com o pé direito.

NOTA: Como o lema do meu workshop é – e sempre foi – “conte-me tudo, não me esconda nada” (rsrs), todos os alunos receberão, no DVD que faz parte do Kit Workshop, todos as minhas Propostas em PDF. Assim, ninguém precisa ficar copiando freneticamente, ou tirando fotos dos slides. Cada proposta que tenho montada aqui, como aniversário infantil, acompanhamento, ensaio de gestante, vocês receberão a cópia no dvd, para se inspirar no design, para ver valores (seus curiosos hehe) e o que mais desejarem. O mesmo se aplica aos modelos de contrato, para que, caso queiram, possam apenas alterar com seus dados e usar à vontade.

No período da tarde, é quando falaremos sobre técnica.  É onde o “conte-me tudo, não me esconda nada, fica ainda mais evidente”. Vamos falar sobre iluminação na fotografia infantil, sobre direção, sobre orientação ao cliente no pré e pós venda.  Vou contar tudinho para vocês sobre o meu fluxo de trabalho. Desde preparar meus equipamentos, o que uso, etc, até a finalização desses arquivos no Lightroom.  Vou contar como faço fotos nítidas, clarinhas, como edito essas imagens. Tudo o que vocês queriam saber, sem medo de perguntar.

Gosto de contar um pouco da minha rotina, tanto de fotografar, como de gerenciar o meu negócio. São meus assuntos preferidos. Acho que é por isso que gostei tanto de lecionar este workshop em 2013.  Tanto, que repeti a dose em 2014.
Faço tudo sozinha hoje em dia, não tenho assistentes, nem secretária. Foi necessário desenvolver um belo sistema de organização por aqui, para dar conta de vender, atender clientes, fechar contratos, fotografar, tratar fotos, entregar o material finalizado, fazer backups, montar álbuns, enviar prévias, trabalhar o pós venda e ainda encontrar tempo para atualizar o blog, conversar com vocês, montar workshops e tudo isso sem enlouquecer, rsrs. Tenho a convicção de que quando um trabalho é feito com amor, isso transparece. Os clientes notam e você se sente muito mais realizado. Para mim, é um prazer imenso poder passar a minha experiência para vocês.

Espero poder encontrá-los em sala de aula.  =]

BH
Saiba mais sobre este e outros workshops deste ano, clicando aqui, ou no banner acima. Datas, valores, horários, tudo isso você encontra na Lojinha da Hua.

6 thoughts on “Primeiro Workshop do ano será em BH | Saiba mais sobre a aula.

  1. Cris says:

    Que maximoooooo Huaíne já estou super ansiosa para chegar logo o WS de Goiânia, minha vaga já está garantida, hehehehehe.
    Nossa desde quando eu comecei a estudar fotografia seu blog foi um dos primeiros que eu li, e desde lá sempre venho acompanhando seu trabalho e sua evolução, sempre tive vontade de fazer seu WS e dessa vez vou conseguir, graças a Deus, e tenho certeza que vou voltar cheia de informações novas para aplicar no meu dia-dia de trabalho como iniciante, rssss. bjsss

  2. Pingback: Workshop Desafios chega a Goiânia! : Huaíne Nunes Fotografia Infantil

  3. Pingback: Atendendo a pedidos: Workshop em São Paulo! Inscrições já estão abertas! : Huaíne Nunes Fotografia Infantil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *