Fotografando Aniversários.

Uma das coisas que gosto muito de fotografar, são aniversários infantis.  São sempre divertídos, até mesmo para o fotógrafo.

São uma excelente oportunidade para praticar, divulgar seu trabalho, conhecer potenciais clientes e comer uns salgadinhos hihihi.

Reuni aqui dicas práticas, que não podem faltar no meu roteiro quando saio para clicar alguma festinha.

1 – Check List. Antes de passarmos para as dicas propriamente ditas, não posso deixar de citar uma importantíssima: confira sempre seu equipamento antes de sair. Não queremos nos deparar com a falta de equipamento já estando no local. Então essa é a dica n°1 em todas as ocasiões.

2 – Sorriso no rosto. Esta servirá sempre que for fotografar, não só as crianças, mas principalmente elas, pois é assim que você arranca as gargalhadas, conseguindo fotos muito espontâneas. No caso dos aniversários,  o cliente vai ficar aquela lembrança gostosa, do quanto a festa foi divertida.

3 – Chegue antes. Combine com seu cliente de chegar pelo menos meia horinha antes do horário combinado com os demais convidados. Dessa forma você consegue clicar detalhadamente toda a decoração, antes que ela seja destruída pela criançada.

4 – Foco na decoração. Não deixe de registrar cada detalhe da decoração, você nunca sabe a importância que ela pode ter. Algumas vezes, os famíliares passam um tempão caprichando para que tudo saia perfeito, então é muito importante que não passe despercebido. Procure fazer enquadramentos criativos, valorizando bem o capricho.

5  – Aproveite as cores. Fotos preto e branco são sempre legais, mas aniversários infantis são tão vibrantes e coloridos que seria um desperdício não tirar proveito de todo esse arco-íris. Aproveite para registrar tudo bem colorido e alegre.

6 – A estrela da festa. Esse claro, vai ser o tempo inteiro seu maior alvo:  o aniversariante. Acho interessante, clicar o aniversariante logo no início da festa, pois crianças tendem a cansar rápido e também a se sujar rápido. Faça o máximo de cliques que puder enquanto elas ainda estão lindas e arrumadas. Se quiser fazer cliques depois, tudo bem, mas não perca essa primeira oportunidade de garantir a “capa do álbum”.

7 – O parabéns. Hora de ser rápido. Apesar da música ‘parabéns pra você’ não ser necessariamente rápida – e o pessoal ainda canta duas vezes hehe – você tem só aquele tempinho para conseguir aquela foto. Ninguém vai cantar parabéns novamente só porque você não conseguiu um bom clique, então ajuste previamente a câmera para a luz do local, posicione-se adequadamente – pode pedir licença educadamente para o pessoal sem noção, eles vão entender que você está trabalhando –  e garanta uma foto bonitona dos papais cantando, a criançada sorrindo e o aniversariante com aquela gargalhada gostosa que completa a foto perfeita.

8 – Parabéns para você: fotógrafo. Que sobreviveu a mais uma festinha infantil, com boas fotos na câmera, equipamento intacto, mais material para portfólio, mais cartões entregues e networking feito. Pode ir para casa agora. Mas não para descansar. Para editar!

50 thoughts on “Fotografando Aniversários.

  1. Pingback: » Arquivo do blog » Destaque da semana – Fós Grafê no Flickr

  2. Tereza Jardim says:

    Fotografia de festinha de criança é o máximo. Queria poder fazer só festa de criança pra ganhar o pão, hehehe… Obrigada pelas dicas, mesmo já tendo uma certa experiência, a gente sempre aprende uma dicazinha nova!

  3. Paula says:

    Muito obrigada por seus conselhos, será muito útil para mim, porque amanhã eu vou estar fazendo o primeiro aniversário de crianças, muito obrigada, seu trabalho é muuuy hermoso.

  4. veronica says:

    Nossa isso me ajudou muito ! Comecei a tirar fotos infantis agora, e tenho um aniversário logo no sábado… Tópico certo na hora certa !

    • Huaíne Nunes says:

      Oi Ana, obrigada pelo elogio.
      Por incrível que pareça, uso a lente simples 18-55 mesmo, aliada ao flash Nikon SB600.
      Algumas vezes uso a 50mm, mas sao raras as vezes pois a minha tem foco manual e as crianças sao rapidinhas demais hehehe.

      • Monaliza Santiago says:

        Incrível! Sempre que procuro dicas sobre fotos, chego no seu blog! Amoo!
        Inacreditável também saber que usa lente 18-55 mm para as fotos. Pode parecer complicada minha pergunta… Mas… Usa algum filtro do photoshop para essas fotos?

        Parabéns.

        Beijos.

  5. Bruno Preto says:

    Oi! achei as fotos bem legais.
    eu tava pesquisando pra ver qual a melhor lente para fotografar festas infantis e aki estou, qual seria a lente ideal para uma canon 50d?
    Obrigado

  6. janaina says:

    Ahh e mais ou menos isto que eu tento fazer sempre mesmo!
    E os convidados….devemos tira fotos deles?
    Das outras crianças sem o aniversáriante! Devemos tirar umas 2 só?

    abraços adorei o blog

    • Huaíne Nunes says:

      Bom, aí depende do cliente. Tem cliente que quer o album beem restrito, só a criança (aniversariante) e os pais. Outros querem um registro bem completo, de todo mundo que esteve na festinha.
      É bom sempre perguntar o que eles estão priorizando.
      Mas não tem segredo, não ^^

  7. Raphael Peregrino says:

    No começo de dezembro minha sobrinha de 3 anos faz aniversário, vou aproveitar pra praticar bastante…
    Seu blog sempre ajudando muito!
    Vem aki no RJ comer uns docinhos??rs…

    Ass.:
    Seu fã nº 1

  8. Cesar Sakuragui says:

    Oi Huaíne, tudo bem?

    Comecei o interesse pela fotografia há pouco tempo e fazendo muitas de pesquisas na internet achei o seu site e to adorando!
    Sou apaixonado por crianças e adoraria trabalhar nesse ramo.

    Qual material vc recomenda pra fazer esse tipo de trabalho? A lente que vc usa…

    Valeu e parabens pelo seu trabalho!

  9. eduardo says:

    Primeiramente parabens pelo blog e pelas otimas fotos!!
    estou comecando a tirar fotos…queria que vc desse uma olhada no picasa que mandei e desse sua opiniao seria de grande importancia!=)
    e gostaria de saber se todas essas fotos que vc tirou sao com ou sem flash…
    forte abraco
    edu

  10. Maria says:

    Foi muito legal encontrar este blog, começei a fotografar a pouco tempo e fiquei assustada, não fazia idéia que era tão difícil trabalhar com os baixinho.
    Obrigada por compartilhar sua experiência.
    Abraços,

  11. kassio marques says:

    Meu nome é Kássio e gostaria de apresentar meu trabalho.

    Atualmente estamos trabalhando exclusivamente com persianas
    personalizadas, com fotos, imagens ou logomarcas.

    O meu contato é para uma parceira com sua empresa.
    Nós fazemos esse tipo de serviço nas persianas verticais
    em pvc anti-alérgico.

    Temos muitos clientes “mães” que fazem de seus filhos, crianças
    ou bebês, para decoração de quartos.

    Segue em anexo algumas fotos de nosso trabalho e o link
    do vídeo de uma persiana em movimento ( http://www.youtube.com/watch?v=UMuvx2B9SFM ).

    Temos preços especiais para revenda/parceira.

    Nosso tempo de produção é o mais rápido do Brasil,
    temos estrutura para receber o pedido em um dia e
    enviar no outro.*

    *dependendo da quantidade de pedidos.

    Sem mais para o momento, aguardo um retorno em relação
    a minha proposta.

    Kássio Marques
    63 8425 3601
    Palmas-TO

  12. julio leão says:

    Olá,ótimo seu site parábens,sou fotografo iniciante mas já tenho alguns trabalhos(ver blog)se puder opinar agradeço,notei que você colocou no final do post que entrega cartões e faz novos contatos,este é um tipo marketing agressivo onde você vai de encontro ao cliente,no meu caso não tenho feito isso por achar que sendo um fotografo novo talvez não sejá legal,então tenho esperado a opinão do cliente ,estou perdendo a chance de divulgar meu trabalho?

  13. Re says:

    Olá, parabéns pelo blog, muito bom, cheio de dicas valiosas. E suas fotos… ahhhhh, uma delícia.
    Haine tenho dúvidas qto à configuração da câmera na hora do parabéns, dado que sempre está escuro, como configurar? Obrigada.

  14. Bruno Mendes says:

    Ola Huaíne, Parabéns!
    tenho aprendido muito com suas dicas.
    Fiz muitos aniversários infantis de 01 Ano, sendo todos free lancer, e fiquei sem portifólio, pois o outro fotógrafo não autorizou que eu utilizasse das fotos.
    Gostaria de saber qual a lente adequada para eu fazer estas festas? Eu utilizo muito a padrão 18-55mm. (não esquecendo que procuro uma de baixo custo e que proporcione uma qualidade bacana para satisfazer o cliente e a mim, rsrsrsrs.) Pensei na 50mm por ser barata, e b na 55-200mm, por ser tele, já tive uma 55-200mm e sinto falta, oq vc me indicaria.

    Equipamento:
    Canon Rebel XT
    Flash Sigma EF500 DG ST
    Flash Yongnuo YN-460 II para radio flash
    Objetiba 18-55mm

  15. Rodrigo Berengeno says:

    Olá, sou de Londrina, foi ótima as dicas que passou, estou começando agora nesse mundo que estão amando, “o mundo da fotografia” o meu equipamento é uma 50D c/ lente 28 – 135 e um cinquentinha que está chegando.
    As duas dicas foram valiosas.

  16. Clau says:

    Posso acrescentar uma dica? Rs
    Se vc não estiver com bom condicionamento físico, tome um relaxante muscular antes e talvez depois. Eu tomo Advil rsrsrs, pq no inicio, mal levantava da cama no outro dia, parecia que havia levado uma surra rsrs. Isso, consequencia do abaixa e levanta o tempo todo, ja que temos que fotografar ao nível dos olhos da criança.
    Entao agora, me previno rs.

    Bjo Huaíne, oportuno seu post. Já fiz algumas festas infantis e como ja foi escrito acima, sempre é bom rever as dicas.

  17. Taynara Barros says:

    Então, eu ja fazia exatamente igual, quando trabalhava em um studio fotográfico… (mudei de cidade e ainda estou sem emprego fixo) Até gostava sim, daquele momento todo, de poder eternizar uma expressão, uma linda gargalhada… mas meu maior obstáculo sempre foi; a timidez. E eu sei q devo fazer algo urgentemente para corrigir esse “mal” rs. Até pq eu não quero parar, quero investir em equipamentos – por enquanto só tenho o básico kit D3100 com 18-55. Eu gosto de festas infantis, só não sou muito fã, mas gosto sim. Só que minha timidez, pelo público, insegurança, faz com que eu fique limitada nas fotografias… Não quero te encher, mas só uma ajudinha, pfv? rs
    Abraço.

  18. Debora says:

    Boa Tarde! Adorei seu blog…tb sou fotografa de aniversarios infantis e é isso mesmo que vc publicou…as fotos espontaneas da criançada são as melhores…e sim…criança cansa e se suja rapido…so quem ja trabalha com isso entende.

    adorei seu blog…vou segui-lo!

    Parabens! Belissimas fotos!

  19. alessandra says:

    Poxa que lindo…estou estudando fotografia a qse 2 anos…quero trabalhar na área de book externo e festinha de aniversario…aprendi mto, sempre visito seu site, vc faz fotos encantadoras!!! Parabéns!!!

  20. Liana says:

    Bom dia! Adorei o artigo!
    Concordo com você… não sei porque tanta gente reclama da lente do kit ;/
    Bom, na hora do parabéns, flash ou não? Se não for usar, abaixo a velocidade?
    abs e parabéns!

  21. Luciana Rodrigues says:

    Obrigada pelas dicas. Amanhã será a primeira festa que irei fotografar… Ai, ai, ai… frio na barriga, mas depois de estudar cada dica umas trezentas vezes dará tudo certo!!! Parabéns!!!

  22. ANDERSON says:

    OLA ,SOU DE RIBEIRÃO PRETO E ESTOU COMEÇANDO A TIRAR FOTO E VI SEU SITE E FIQUEI IMPRESSIONADO COM AS SUAS FOTOS PERFEITAS,QUERIA SABER QUAL LENTE QUE VC USAR PARA TIRAR ESSAS FOTO QUE FICAM BEM CLARAS,COMO EXEMPLO ESSAS FOTOS DE CRIANÇAS QUE VC TIRA ,SE PUDER ME RESPONDER VOU FICAR MUITO GRATO OBRIGADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *