Epson T50 – Impressão de CD/DVD para fotógrafos profissionais.

A galerinha que acompanha minhas jornadas no facebook já deve estar sabendo que depois de um tantinho de stress (primeiro o dólar sobe, depois o produto some), consegui enfim comprar a minha impressora Epson T50.

A escolha do modelo foi feita com base em algumas pesquisas, leitura de reviews, indicações dos amigos no twitter e no face e por último, mas não menos importante, o preço! Paguei 190 dólares no Paraguai.

Nos reviews, a maioria das coisas que eu lia era assim:

Pró: Excelente qualidade de impressão em CDs/DVDs.

Contra: Não é multifuncional, consome bem mais tinta que as outras (HP e Canon) e é mais lenta na impressão.

Sabe gente, tudo que se lê na net tem que se fazer uma análise muito delicada. Em reviews que li, meteram o pau na Epson. Aí eu analisei com muita calma.  A minha intenção, é usá-la somente na impressão de CDs, nada mais do que isso. Não tem pressa se eu vou imprimir UM cd por vez. Dificilmente eu tenho milhares de CDs de vááários clientes pra entregar por dia. Eu faço uns poucos trabalhos no mês e olhe lá.  Se tivesse tanto job assim eu já estaria rica. Então tanto faz o tempo que ela leva para imprimir.

Sobre ser multifuncional, até tudo bem, melhor seria se ela fosse, embora eu tenha a impressão de que ela seria BEM mais cara. No meu caso específico, não vi problemas, visto que já possuo uma multifuncional HP em casa.

Muito consumo: Acho que esse ítem é bastante importante para quem faz inúmeras impressões por vez. E para isso ainda existe o tal do sistema Bulk-Ink, que eu não sei muito bem como é. De qualquer forma, eu não fiz na minha. Vou imprimir somente CDs e meu fluxo de trabalho ainda é pequeno. Uma colega lá no facebook comentou que tem uma amiga que disse que os cartuchos duraram 11 meses, imprimindo somente CDs. Parece bom para mim.

Agora a parte importante, o pró: Em todos os reviews, a parte boa é que ela tinha muito mais qualidade de impressão, se comparada à Hp e Canon.  Ora bolas, isso é o principal! É exatamente para isso que eu estou comprando, então é disso que preciso, boa qualidade de impressão. Acho até que isso se deve ao fato de ela usar 6 cartuchos, ao invés de 4 (inclui ciano claro e magenta claro).

Ah sim, e o último motivo é que eu não encontrei mais nenhum modelo no Paraguai, só essa. rsrsrs.

Dito isso – que espero que ajude alguns a serem mais críticos ao que lêem na net – assim ficou a minha primeira impressão no CD:

Essa primeira não ficou exatamente como eu gostaria. E olha que fizemos em três. Meu irmão e meu namorado deram altos pitacos até finalizarmos a arte desse CD. Achei que poderia ter ficado um pouquiiiinho mais nitido, mas acho que a foto escolhida talvez tenha influencia. Faltou fazer o “ajuste fino”. Não gostei muuuito, mas era só a primeira. O meu site ficou escrito bem nitido (acabou ficando fora de foco nessa foto), mesmo as letras sendo fininhas. Não “estourou”, nem “vazou”.

Só para vocês terem uma ideia, a arte original era assim:

Quanto magenta! Agora vejo que eu podia ter caprichado mais. Bom, esse foi só o teste.

No dia seguinte, tive de fazer o CD de uma cliente minha (cujo ensaio aparecerá por aqui em breve) e já fiz com uma foto um pouco melhor, com base na experiência anterior. O CD ficou assim (muito melhor na minha opinião):

Gostei demais desse outro. E achei show de bola que pude imprimir até o miolo. Foi só configurar no software meia-boca que acompanha a impressora.

Por fim, fiz um videozinho beeeem amador, para vocês verem um pouquinho da impressora funcionando. Como nós 3 ficamos tagarelando o tempo inteiro, coloquei uma musica da Amy Macdonald pra vocês curtirem!

[vimeo width=”640″ height=”360″]http://vimeo.com/30685172[/vimeo]

E aí, o que acharam?

UPDATE: Fiz outros três que gostei DE-MAIS. Ficaram excelentes. Acho que só errei a mão no primeiro mesmo. Esses próximos eu vou postando aos poucos, junto com o post dos respectivos ensaios. Amanhã já deve sair um.

89 thoughts on “Epson T50 – Impressão de CD/DVD para fotógrafos profissionais.

  1. Leo Carioca says:

    De fato nao curti muito a primeira. Inicialmente parecia impressao feita em papel e depois colada no CD. Mas como vc disse que as outras ficaram muito melhores, pode ser mesmo ajuste fino seu que ficou faltando…pq na net tem fotos cd cds incriveis feitos com ela.

    Agora fiquei curioso para ver as outras.

    Parabéns pela nova aquisição.

    Vc é nosso test drive =)

    • thiago says:

      Conheço muita gente que usa bulk ink faz anos, sem problemas. O lance é saber qual usar, porque tem muita tinta porcaria por aí, então é bom pesquisar uma marca boa que seja vendida na sua cidade o mesmo vale pros cartuchos “não originais”. Devo ter a minha T50 a quase um ano, mas não investi em bulk ink pois meu fluxo de trabalho não precisa, até porque só uso ela para impressão dos discos. Não uso tinta original, e nunca tive graves problemas também. Desde a época que usava a R200, só usava tintas faber castell. Confesso q a T50 é mais chatinha na hora de reconhecer os cartuchos, por isso aconselho a comprar em lugar onde você conhece o lojista, pra efetuar eventuais trocas caso dê algum problema.

      E belo review!

    • Guilherme Mendes says:

      Estive conversando com uma vendendora de loja especilaza em recarga de cartuchos e segundo ela a instalação do Bulk-ink faria com que eu perdesse a garantia da EPSON.
      Ela me deu outra alternativa que foi a compra de um kit de cartuchos recarregáveis (R$ 150,00 os 6 com tinta) e a partir dai era só comprar a tinta separadamente e fazer a recarga em casa mesmo eram vidros de 100ml por R$10,00 para cada cor.
      Quando a qualidade da impressora… To muito satisfeito!!!!

    • Frederico Fabrizzio says:

      Pode ter havido algum problema na instalação do bulk, mas nessa impressora ele funciona muito bem, mas não pode ficar ar nos cartuchos. Outra excelente opção são os cartuchos recarregáveis. é muito econômico e pode usar tanto a tinta corante, mais barata, como a pigmentada, que é o tipo usado nos cartuchos originais.
      Outra coisa: uma limpeza das cabeças, feita com o utilitário disponível em “preferências de impressão” / “manutenção”, talvez possa resolver o problema.

    • Emerson says:

      Tenho as minhas Epson T50 e Tenho uma otima fornecedora no Bairro santa Ifigênia . Nos tornamos amigos. Até já me emprestou dinheiro para ir pra casa pois entrei em um restaurante e só depois de comer é que vi que não aceitavam dinheiro. O fornecedor tem que ser seu “amigo”. Temos que ter uma boa relação com nossos fornecedores. Ela é a unica que eu tenho completa confiança. Tudo o que preciso ela arca. Ela também faz toda a manutenção do equipamento e de graça as vezes.

  2. Darlinton Ferreira says:

    Shooooow!!!
    Por que o primeiro não ficou bom? Pela “falta de cor”? Falta de “vida”, eu quero dizer. Se for isso, concordo.

    Já o segundo CD deu pra ver que ficou ótimo!!

    Aaaaaaaiiiiii!!!! Quero a miiiiiinha, que não chega nuuuunca!!!! rsrsrssrrs….

    • Huaíne Nunes says:

      Oi Aninha, não tinha visto seu comment!
      Então, meu tio é que me apresentou Amy Macdonald. Muito bom, né? O nome dessa música é This is Life, mas ela tem váárias ótimas.
      Imprime em papel sim, mas só. rsrs. Não faz cópias, nem nada. Achei bom porque vou poder imprimir os meus contratinhos sozinha, sem precisar usar a impressora da minha mãe ou do escritório hehe.

  3. Cleriston says:

    Belo review… ja tinha ouvido falar dessa T50 tbm… e estou louco pra comprar uma…

    E o post acaba sendo uma boa dica pra todos, na hora de entregar um material para o cliente, eu faço essa impressão no CD/DVD com um amigo, mas a capinha do DVD eu tbm personalizo (http://goo.gl/HhxQa), deixando o material mais apresentavel, q é uma forma de surpreender o cliente e deixa-lo ainda mais satisfeito….

  4. Daniela Falasca says:

    Nossa, gostei mto do post! A minha chegou hj e estou esperando os Cds chegar mais tarde com meu marido! Mais ansiosa pelos Cds do que a chegada do marido! Kkkkkk (deixa ele ler isso) Tb pretendo usar somente para imprimir Cd/DVD e pelo que li dura bastante qd não se tem um fluxo mto gde de trabalho, o que eh meu caso! Dizem que a impressão dela é magnifica e pode-se perceber nas impressões do post, principalmente a segunda. Agora fiquei curiosa sobre este spray … é bom isso mesmo???

  5. Cris says:

    Mais uma vez parabéns…Hua…

    Para fazer a arte…vc usou programa q vem com a impressora mesmo…ou fez no Photoshop???

    Outra coisa…o CD/DVD tem que ser liso neh?! Tem q ser algum especial???

    Bjos!

    • Huaíne Nunes says:

      Oi Cris. Eu fiz a arte no photoshop. Cortei a foto no tamanho 12x12cm e com 300dpi. Ao escrever é só tentar visualizar como vai ficar depois de cortado.
      Depois disso é só importar para o software que acompanha, que vem com as áreas de corte desenhadas. Voce pode configurar o tamanho do circulo. Eu selecionei 18mm para o circulo menor, para imprimir até o miolo.
      O DVD usado foi aquele branquinho, printable. Custou 20 dólares o pack com 50 dvds no paraguai.

  6. Allan Rodrigo says:

    Ótimo post Huaine. Tenho uma T50 e falo para você que ela é bem econômica. Não é o que eles falam na net. Outra coisa, ela é rápida sim. Ela fica lenta quando a impressão é ” Foto de alta qualidade ” Lembrando que isso vai ajudar na qualidade de impressão do CD/DVD.

  7. Marcelo V Dias says:

    A epson tem excelentes impressoras e essa é uma delas. O problema do Brasil é cultural. Muita gente gosta da HP, mas não é nunca foi a melhor impressora para fotos/cds/dvds. Em Manaus onde moro encontrar epson é coisa rara e vendedores tratam a marca como lixo. Você pode pesquisar e encontrar bulks de qualidade no brasil, sendo que o mais importante é a tinta. Tinta de qualidade para não entupir os bicos de impressão e com durabilidade.
    Uma impressora excelente para fotos da epson e pode ser usada de forma comercial em baixa escala é a R1900, contudo precisa calibrar bem o monitor para que a reprodução das cores seja fiel a impressão.
    Já para p&b tem a R2880 e R3880 se não estou enganado. Essas são excelentes neste quesito.
    As três últimas impressoras que comentei são A3 e não imprimem em cd.

  8. Pingback: Epson T50 – Impressão de CD/DVD para fotógrafos profissionais | Foto Link

  9. Helder Horta Barbosa says:

    alohhhaaa…Huaíne…excelente post….vou pesquizar a respeito…na cidade onde moro…acredito ninguem ter um equipamento como este…num repente…pode ser uma fonte de renda…legal…gostei muito…parabens…
    desejo pra ti…garota…luz e cor…harmonia….prosperidade e felicidade…amor pleno…pra todos teus instantes…
    abraço fraterno…
    PAZ e BEM

  10. Michelle Rocha says:

    e o spray, Huaíne?! Já usou ? Vale a pena comprar ?!
    e outra coisa, o que te fez comprar a Epson T50 ao invés da Canon IP4810 ?!
    Porque me indicaram essa da Canon e só fui saber da existencia dessa Epson, depois do seu post !

    bjss

  11. Michele says:

    Tem como vc colocar o book de tintas na impressora.
    Fica muito mais barato do que recarregar os cartuchos originais.
    E a impressão fica ótima.
    É só uma dica…

  12. Cristiane says:

    Olá. Eu comprei a Epson T 50 ontem e não consegui imprimir direito a foto. Não consegui redimensionar no DVD. Ou corta um pedaço ou o rosto da criança fica bem no buraquinho do DVD. Como vc fez pra foto ficar certinha no espaço do DVD?

    • Huaíne Nunes says:

      Nada de mais, só ao analisar a foto quadrada (quando faço a arte no photoshop) cuidar para que os motivos importantes não fiquem no meio. Não tem truque, é só tentar imaginar onde o buraco do CD vai ficar.

  13. Jeremias says:

    olá Huaíne, tenho essa epson t50, sempre usei o bulk link o cartucho original ainda esta flechadinho na embalagem, nunca tive problemas, só recomendo que mande um profissional instalar pra você foi assim comigo e posso te garantir consigo ótimas impressões, economia então nem se fala!

    Recomendo!!!!

  14. edmilson says:

    Olá, bom aqui fica a minha dica para quem deseja imprimir um cd perfeito com imagens nitidas e com vida, se sua impressora esta com o bulk vc irá precisar modificar a configuração que vem no cd print programa da espon para impressão de cds e dvds. ai vai a dica.

    Depois da imagem estar carregado no print cd, clica em imprimir aparecerá uma janela com os dados assim na janela de impressão:

    1 – Imprimir correção de cores ( estará no zero )
    vc coloca no +1;
    2 – Vai em impressão manual ( siga essas passos corretamente )
    abrirá a janela de configuração de impressora ( vai em propriedades )
    vc vai em advance (minha impressora esta em inglês ) não sei porque não muda para o português. O advance é aonde vc modifica tipo de papeis, forma de impressão. em tudo vc irá mexer.

    a – vc irá observar que o tipo de papel esta cd / dvd, bom na parte de baixo tbém esta CD/DVD, que será a qualidade da impressão, nessa parte vc terá que modificar e colocar Photo paper glossy.
    b- aonde esta photo vc coloca photo max, qualidade maxima de impressão
    c – em opções de impressão tira a velocidade.

    e pronto esta configurado para uma impressão viva e com qualidade, não se esqueça de salva a configuração e toda vez que for imprimir vc terá que repitir esse processo ou somente clicar em seu alrquivo salvo na barra de arquivos salvos.

    Espero ter ajudado.

    At mais

    • Bruno says:

      Muito obrigado irmão, vc salvou a minha vida, o teu comentário solucionou o meu problema, só me resta a te agradecer.
      Que Deus te abençoe cada vez mais.

    • Martini says:

      Ola,boa noite
      colega,nao querendo abusar,vejo muitas pessoas imprimindo cartoes de pvc nessa t-50…..parece q é uma bandeja especial….oque voce me diz a respeito,voce ja viu?
      outra coisa,tem ideia,qual o custo por impressao em cd?
      fico no aguardo
      grande abç

    • Alex says:

      Na dica de colocar photo paper não dá certo aqui, ele diz que tenho que colocar a bandeja na posição papel para imprimir, alguma dica pra enganar isso?

    • William says:

      Olá…

      Gostei da configuração pra cd/dvd…gostaria de saber se vc tem alguma configuração para impressão de fotos em papel (paper glossy)…
      pois minhas impressões estao saindo desbostadas e meio azuladas..

      Att

      William

  15. Pingback: Fotolivro – álbum da Mimi : Huaíne Nunes Fotografia Infantil

  16. Clau says:

    Minha vontade é de te dar um beijo sabia???? rsrsrs….vou explicar

    Teu post salvou um trabalho meu rs. Esse final de semana eu precisava entregar um material importante de um evento que fotografei, a primeira empresa, multinacional, e a minha impressora encrencou. Na verdade, ela nem tem culpa. Eu imprimia etiqueta adesiva pra colar no CD/DVD. Sei que não é a melhor opção, mas era o que eu podia dispor no momento. E a bendita etiqueta colou dentro de um dos cilindros. Conclusão, não conseguia imprimir mais nada.
    Eu não podia entregar de qualquer jeito esse material, como a mídia em branco (foi o que pensei). Telefonei pra pessoa que me contratou, expliquei e ela disse que era melhor eu esperar e resolver o problema, mas entregar o DVD o mais profissional possível pq ele iria viajar pra Espanha. E aí?? O que fazer de ultima hora?? Comecei a pesquisar e pesquisar no Google e me deparei com teu post, que por sinal, com esse título “Impressora para Fotógrafos”, veio bem de encontro a minha necessidade. O título me chamou atenção, mas quando vi que era do teu blog, pensei um pouco mais….Agora vem o momento de confissão e remissão….eu tava com má impressão de você, rs…não pelo seu trabalho, mas pq achei que vc não dava muita atenção a quem estava iniciando (meu caso). Essa conclusão eu tirei uma vez que escrevi pra vc e fiquei sem resposta. Mas aí, com o tempo, fui pensei: “existem N motivos pra uma pessoa não responder uma mensagem”. Deixei isso um pouco de lado, mas quando vi que na pesquisa era do teu blog, heistei 1 segundinho (foi bem pequena mesmo a hesitação), e cliquei pra ver.
    Ameeeeei!!!! Tinha achado a solução!!!!
    Agora só me restava comprá-la né. Procurei na net e comprei numa loja online. Chegou ontem e hoje já pude imprimir meus trabalhos.
    Amanhã vou fazer minhas entregas, um pouco atrasada, mas contente pelo resultado.
    De um problema eu pude melhorar a qualidade do meu material, graças a Deus e ao seu post.
    A má impressão que eu tinha?? Desfeita!!! Me perdoe por isso, rs. Tudo que vc faz aqui, além de ter o objetivo de divulgar teu nome e trabalho, é pra ajudar outros também, compartilhar conhecimento, experiência e isso, não são todos que fazem.
    Desejo que Deus te abençoe e muito sucesso pela frente!!!!

    ;)

    Clau

    • Huaíne Nunes says:

      Hahahaha, obrigada pelos elogios, Clau.
      Aposto que muita gente tem essa impressão de mim, mas confesso que estou num ponto em que é impossível responder a todo mundo. É muito email, muita duvida, muito trabalho (que dou prioridade né). Agora com o curso online, acabo respondendo só aos alunos.
      No email eu respondo às duvidas que acho mais interessantes rsrs. E o povo explora tambem, pensa que tenho obrigação de sair tirando duvida de todo mund de graça. É tão chato que uma época estava revoltada e não respondia mais ninguem rsrs. Aos poucos eu fui aprendendo a filtrar melhor os exploradores dos admiradores e agora a coisa anda mais legal…

      Fico feliz que meu post tenha ajudado e tenha dado tudo certinho no seu trabalho. Se puder faz uma foto do CD pra eu ver como ficou!!

      Um abração. Sucesso sempre!

  17. Marcos Buarque says:

    OI, se fizer a arte no Corel, também poderá ser importado para o software que acompanha e outra coisa, esta impressora é compatível com o Windows 7?
    Comprei a minha hoje, mas, ainda tenho dúvidas se fico com ela ou não, por conta de ser muito caro os cartuchos. Bem que, só usarei apenas para imprimir CDs e DVDs. Valeu!!

  18. josé says:

    eu não consigo imprimir fotos com boa qualidade na minha t50 com buik, sera que é a configuração para o papel fotografico? pois eu mando imprimir e sai meio amarelada a foto.sera que vc tambem pode me ajudar. ficarei muito agradecido.

  19. aaabryan says:

    ola, gostaria de saber como voce configurou ela pra imprimir ate o miolo… eu procurei no software que veio no cd mas nao encontrei…. se puder fazer a gentileza de me mandar, ficaria muito agradecido

    • Huaíne Nunes says:

      Não estou com o programinha agora, estou em outro computador, mas se não me engano, no “inner”, onde voce configura o diametro das impressões, o número maior voce deixa como está e o menor põe o menor que for possível (o programa avisa). acho que é uns 10mm.

  20. Pingback: sejam bem vindos. « Eliezerlopes

  21. Carine says:

    Oi Huaíne, me indicaram a Epson T50 para impressos de alta qualidade e baixo custo (com o bulk-ink) pois estou começando um negocio de rotulos,adesivos, tags, convites, tudo para festinhas infantis, vc acha q ela seria minha melhor opção?

  22. Natasha Camillo says:

    Oii…eu tenho essa impressora…só que na arrumação do meu quarto joguei o cd de instalação fora…e eu to PRECISANDO mtoooo imprimir uns cds…um deles é pra minha apresentação do tcc…tem como vc tirar uma copia do seu cd e me emprestar? algo assim?. obrigada

    • Michel says:

      Eu tenho uma t 50 e Bulk ink com as tintas da L800 e funocina perfeitamente com a mesma qualidade, por mais que as paralelas digam ser originais a diferença e gritante ainda mais quando é para CD.

  23. Rodolfo Maia says:

    Olá tenho uma impressora igual a sua trabalho com edição de video, comprei a impressora para pintar a midia logo apos a edição, mas quando chego a hora de pintar configuro tudo corretamente, e a midia fica pintada pela metade, trabalho com o Corel Draw X5, o que devo fazer para a midia pinatr completamente ?

  24. Raphael Muniz says:

    olá Huaine,
    a algum tempo atrás tinha lido seu post sobre esta T50, gostei muito e fui pesquisar, acabei comprando a L800 que já vem com o Bulk-Ink nela, a qualidade é fantástica. imprimi algumas fotos nela e cds e pra minha surpresa e satisfaão ficaram muito bacanas.

    gostaria de te agradecer por este post, pois havia algum tempo que u queria comprar uma impressora para isto mas não tinha muitas referências!

  25. lucas says:

    Oie tudo bem ?
    entao eu trabalho com impressoras epson , e depois de um bom tanto tempo elas começaram a dar problema no azul , e eu ja fis de tudo pro azul voltar e nda dele voltar vc sabe o que pode estar acontecendo ? pesso sua ajuda e a ajuda de quem poder me ajudar nao sei mais o que fazer … Brigado

  26. FABIANA says:

    Olá, sou de Curitiba, e também trabalho com imagens, na impressão de cds e cpas para cds. Também fica muito caro para mim terceirizar este serviço, e por esta razão, estou pensando em comprar uma impressora epson. No local onde faço a impressão, eles trabalham com a T50, e eu acho o resultado excelente! Mas agora, tem um lançamento da marca, a L800 que já vem com um tanque. Isto me deixou bem na dúvida. Vc sabe algo sobre este modelo? Obrigada pela atenção e boa semana

  27. Guedes says:

    Olá! minha opinião é t50 ou se preferir a multifuncional 720wd, ambas epson, pois a linha L 100, 200, 800 etc… vc não tem opção de outros fornecedores de tintas mais em conta tão boas = tal, porque esta linha “L” pede um código para as tintas, é só vc usar tinta corante UV na t50 720wd não precisa nem do verniz.

  28. cristina says:

    eu tenho uma t 50, instalei o print cd 2.0, mais nao consigo colocar a foto, programa trava
    , vc pode me ajudar,ecebi resposta alguma, me ajude por favor eu ja contatei a epson e nao r

  29. Frederico Fabrizzio says:

    O vídeo ficaria BEM melhor se não colocasse aquela diarréia de fundo. Ficar ouvindo gritos histéricos, gemidos, em idioma alienígena para piorar, e barulho infernal torna insuportável e sem proveito o trabalho feito. Não consegui ver nem um décimo.

  30. FOTO CLICK says:

    OI! GOSTARIA SE SABER SE PRECISO DE ALGUMA FORMA DE CONFIGURAÇÃO DA FOTO PARA FAZER A IMPRESSÃO NO CD A MINHA É UMA EPSON L800, E NÃO ESTOU CONSEGUINDO IMPRIMIR A IMAGEM NO CD, SOCORRO!!!

  31. Rodrigo says:

    Olá Huaíne,

    Possuo uma L800 que também imprime CD/DVD no entanto não consigo imprimir com o photoshop nem o indesingn. Quando o faço o disco é impresso em angulo errado. Como configuro este programas para alinhar com o espaço da bandeja de DVD? Preciso urgente!!!

    Abraços.

    Rodrigo

  32. hudson says:

    Tem um que chama Disketch Disk Label Software, faz o download dele com o crack, que ele te da as opçoes de configurar a area de impressão, ajustar a imagem e talz. E ele tem suporte para a L800 e T50, além de diversas outras impressoras.

  33. Lucian says:

    Tenho 1 t 50 e ja fiz muita impressao em cd pra mim mesmo.. a melhor coisa é vc usar o modo manual.. e ajustar o tom pra -1 menos um pois assim as cores ficam mais nitida.. o que achei interessante é que nao consigo obter a mesma qualidade na impressao de imagens ou cores feitas no word.. parece que o software de cd imprime de forma melhor :/ nunca consegui imprimir em papel fotografico.. eles nao saem com boa qualidade.. uso cartuchos bulk e talvez seja isso.. se alguem tiver uma t50 pra impressao de fotos me chama no whats 17996078301

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *