Dica em vídeo: Diagramando álbuns no Adobe InDesign.

Olá queridos!

Atendendo à pedidos, fiz uma aulinha sobre InDesign, ensinando a configurá-lo para começar a diagramação de um fotolivro. Espero que gostem.

Quem tiver dicas ou sugestões, sintam-se a vontade para enviar. Vamos aprender juntos.

Recomendo que assistam em TELA CHEIA e em HD 720p!

[youtube width=”914″ height=”514″]http://youtu.be/jltQSMeidEI[/youtube]

Dica: os templates prontos que uso aqui, podem ser encontrados no site photographyconcentrate.com.

89 thoughts on “Dica em vídeo: Diagramando álbuns no Adobe InDesign.

  1. Cássia Marina says:

    Uso o photoshop para diagramar albuns, fiz curso de InDesign mais nao tenho muita experiencia com ele, muito obrigada por dividir seu conhecimento, ajudam muito. Agora estou querendo começar a usar o Lightroom, se voce souber usar, poderia me ajudar?

      • Junior says:

        Boa noite, Huaine Nunes, poderia fazer um video de como exportar e quais encadernadoras aceitam esta forma de envio, exemplo album pronto como enviar e para qual, se puder dar esta dica. Desde ja agradeço e fique tb com Deus.

  2. janaina says:

    ola
    td bem?
    Então estou com algumas duvidas
    No campo proposito quando vou diagramar um album eu escolho qual opção e quando eu quero enviar para o blog como faço
    beijos
    mais uma vez parabéns pelo trabalho e pelas dicas

  3. Alex says:

    Olá,

    Tenho procurado muito sobre o Indesigner e encontrei o seu site, que estou achando muito bacana.
    Será que você pode me explicar como faço para deixar configurado os documentos em cm? em novo documento fica em mm e a gráfica que eu encaderno é em cm, tipo: 30,5×20,3cm. Estou apanhando tentando fazer isso e até agora não consegui.
    Abraços e sucesso!!!

  4. Alex says:

    Poxa que legal!!!!!!!!!!! Obrigado!!! Só que quando eu mudo, ao invés de ficar 30,5 x 20,3 cm, lá no Photoshop fica 30,51 cm para a primeira página e fica direitinho na altura que é 20,3 cm.

  5. Alex says:

    Huaine, já consegui fazer o que vc me disse, tá tudo legal, até baixei os tampletes, só que não tô conseguindo instalar, você pode me dar mais esse help, por favor?!!!!!!!!!! Abraços

  6. Raquel Lopes says:

    Vc me ajudou muito Huaíne mas só tem um problema, eu não consigo inserir as imagens no Indbook. Quando eu jogo ela entra toda errada, fica fora das margens, uma droga…vc sabe como fazer?

  7. Evandro says:

    Sensacional Huaine, eu por tanto tempo querendo diagramar com o iD, encontrei esse site seu.. nossa parabéns pelas dicas! Ja me adiantou um montão aqui! Queria mais dicas sobre o iD rsrs se for possivel… colocar textura ao fundo sabe se da pra colocar rsrs
    uns trabalhos com texto tbm… rs … mas esta de Parabéns viu, show de bola.

    Ah esses Templates é só pra Mac? ou serve para o Wi tbm?

  8. Celso says:

    Olá Huaine, adorei essa aula de indesign. Uma pergunta, tem como fazer álbuns panorâmicos com fotos tipo 30×60 e mais uma pergunta, dá para colocar bordas? Ah! também não consegui baixar os templates.
    Grato
    Celso

  9. Pingback: Dica em vídeo: Diagramando álbuns no Adobe InDesign | PARTE 2 : Huaíne Nunes Fotografia Infantil

  10. Janaina says:

    Ola Huaine, vc disse no video que nao sabe o q seria a sangria.
    A sangria é justamente akeles milimetros a mais que vc coloca no documento .
    se vc deixar a sangria zerada vc tem q aumentar no documento final o tamanho e se vc colocar a sangria o seu documento fika o valor normal dele e ai sim vc adiciona de margem o que a digipix te pede ai depois vc procura diagramar as imagens e textos dentro do limite das margens.

  11. Pingback: Fotolivro: Doce Espera! – Fotografia Gestante Cascavel – PR. : Huaíne Nunes Fotografia Infantil

  12. Rogério Paiva says:

    Olá!
    Eu só quero dizer que sangria é o espaço que as laminas das gráficas cortam, e pra não cortar as bordas das fotos, vc tem que dizer quantos de espaço vc que, espero ter ajudado, abrss e bjs.

  13. Fabiana says:

    Tudo de lindo esse post. Me ajudou muito! E claro, ecomizou o curso que ia pagar para aprender a mexer no programa inteiro sendo que eu precisava aprender apenas a diagramar.

  14. Everson says:

    pra mim é perfeito agora que conheci o verdadeiro editor kkkk sou editor s´´o no photoshop e não queria entra na nova era mas depois que vi seu video espetaculo mesmo e não concegui só baixa os templates se puder me ajudar photoshop mais de 10 anos e indesign 10minutos hehehee

  15. Eliandro says:

    Gostei muito do seu video e achei muito importante o photography concentrate, porem mais importante, onde eu abro essa janela? rsrsrssss ……. acabei de instalar o programa e num acho ele de maneira nenhuma esse tal de photography concentrate… me dá uma ajuda ae…

    Obrigado

    • Huaíne Nunes says:

      Oi Eliandro. Você se refere à biblioteca de templates disponibilizada pelo site chamado Photography Concentrate, correto? Dê um clique duplo no arquivo que ela se abre no seu InDesign. Abraços.

  16. Juliana says:

    Oi Huaíne!
    Parabéns! Você sempre nos ajudando!
    Neste vídeo você disse que não sabe como medir o espaçamento entre as fotos. Descobri que é possível clicar em cima das réguas e puxar linhas. Desta maneira vc consegue definir a distância entre elas. :o)
    Não sei se te ajuda… muita pretensão minha dar dicas para você!

    Mas, me ajuda de novo? Você sabe se o Indesign sinaliza quando a foto não tem qualidade para ser impressa naquele tamanho assim como faz o digipix?

    Abraços!
    Juliana

  17. Ronaldo Bezerra says:

    Oi!! no vídeo vc fala que não sabe para qual a finalidade daqueles ultimos campos, eu achei um vídeo que fala, serve para definir a sangria da lâmina, no vídeo fala que é necessário descontar no tamanho do álbum.

  18. wanderson Ribeiro says:

    Ola! Muito bom seus vídeos e blog! Estava na dúvida de como importar o os templates, fiquei matutando uma hora pesquisando….depois, vi aqui e no seu segundo vídeos…só clicar duas vezes e ele abre…rs. Muito bom! Concordo com vc usar o Bridge, tb, faço isto para organizar entre fotos escolhidas as q já utilizei e assim vai.
    Bem, tenho uma dúvida como fazer para “abrir” meu álbum com pág. “dupla” em vez de “simples”, tipo em vez de pág. 1 , 2-3, 4-5…seja
    1-2, 3-4, 5-6…. Outra, ao incluir as fotos (F) ex. foto quadrada peq. sendo uma foto grande, só aparece o pedaço….como faço para “ver”
    em opacidade o q estou mexendo do lado de fora? Como criar bordas? ABraços!

    • Huaíne Nunes says:

      Olá Wanderson. Obrigada pelos elogios.
      Para criar página dupla, é só selecionar “spreads” (não sei como chama na versão em português). Bordas são “strokes”, que ficam num quadradinho abaixo do quadrinho de cor. Vou depois tentar fazer um print ou explicar em outro vídeo (estou sem o ID aqui nesse momento).

      Sobre ver em opacidade o que fica do lado de fora do template, confesso que ainda não sei. Vou pesquisar se é possível! Abraços.

    • wanderson Ribeiro says:

      Oi, consegui as págs. duplas, na configurações ao abrir o álbum!! Mas, caso tivesse q alterar já um projeto em andamento teria como?

      Att,

  19. Rafael Ribeiro says:

    Boa tarde. comecei à pouco tempo no ndesign, a minha duvida presnde-se com os templates, existe alguma forma de criar templates como os fornecidos, em que a fotografia fique logo ajustada ao conteudo?

  20. wanderson Ribeiro says:

    Ola! Gostei do terceiro vídeo. Mais uma pergunta…rs. Como aplicar “desfoque” (blur) numa foto dentro do ID? Tipo uma foto de fundo numa página não consigo…só opacidade e variantes, como faço, vc sabe? Abraços!

  21. Claudemir says:

    show de bola estava precisando dessas dicas,mas como estou começando gostaria de saber como é a continuação, como mando para digipix? tenho que montar no dbook? como se faz

  22. Renielly says:

    Huaíne..
    Pelo amor de Deus me salva!!
    Sigo todos os passos que vc passou no video 1, mas quando eu crio meu álbum, a primeira pagina e a ultima (que vc disse que é a solita) não aparece.
    O que eu estou fazendo de errado?
    Please..help-me!!!!

  23. Pablo says:

    Cara, eu não gostei desse programa na primeira vez que instalei. Agora que entendi e começei a fotografar estou me achando um doido. Só vou usar isso aí agora.

  24. Willian says:

    Esse seu vídeo me sanou muitas dúvidas!
    Tem a ferramenta Gradiente Feather (tool) > Atalho > (Shift+G), que dá pra inserir uns efeitos bem legais também nas imagens!!!

  25. daniel says:

    olá assisti seu video e axei muito didatico. Sou novo no ramo e estou aprendendo a diagramar com vcs no youtube entao gostaria de saber se ha alguma forma de eu baixar o indesign sem ter que comprar a licença pq a minha ja esta espirando e gostei muito de trabalhar com ele. Pode me ajudar?

  26. José Afonso F. de Souza says:

    Obrigado por nos ensinar como funciona a diagramação de álbuns, eu não sabia nada sobre o assunto. Aprendi tudo que você ensinou. Ouvi você falar sobre a digipix, e gostaria de saber como funciona para mandar imprimir o fotolivro, depois de fazer aquela diagramação que você fez. É só enviar ou tem que diagramar no programa da digipix?
    Obrigado!

  27. weslane says:

    Olá, Huane esses templates são tudo que eu preciso, mais não consigo baixar de jeito nenhum, já me inscrevi no site, já preenchi formulário e nada.Por favor me ajuda a baixar! Obrigada!

  28. luciana regina says:

    Huaine boa tarde !

    Sou de Cianorte e comecei agora trabalhar na area de fotos infantil , gostaria de informação não sei se podeira me ajudar.

    pois já tenho alguns orçamentos a fazer estou com dificuldade de achar quem pode fazer o impressão do foto livro consegue me

    me indicar alguma empresa que faça ? aqui em nossa região .

    desde já obrigado

  29. Viviane Machado says:

    Bom dia
    Adoro suas dicas! Tenho uma dúvida sobre a primeira e a última página no InDesign, elas não são lâminas, seriam a parte de dentro da capa?
    (Desculpe se a pergunta é meio tosca) hehehe
    É que eu vou fazer a capa separada.
    Obrigada.

  30. Amanda Soares says:

    Oláa, amei o vídeo e super me ajudou (:
    Só uma dúvida, nos casos de álbuns infantis, se eu quiser fazer algo mais personalizado com fru fruzinhos, como desenhos de super heróis ou os próprios temas da decoração, como eu faria no indesign?
    Ou eu precisaria mandar pro photoshop pra fazer essa parte la?

  31. Bianca says:

    Olá, gostaria de saber como se cria templates no in design. é possível??
    Tem algum site com templetes free ou somente pagos??

    Adoro suas dicas e videos

  32. Angelo says:

    Olá Huaíne, parabéns pelo trabalho e pelos vídeos que tem compartilhado. Ajudam muito.

    Gostaria de saber o seguinte. Quando mexemos na foto que inserimos no ID, ela não perde resolução? Tipo, a foto é 30×40 e tenho um álbum formatado para 80×30 e quero fazer uma panorâmica, organizando a foto dentro do ID ela não perde qualidade?

    Angelo

    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *