Dica em vídeo: Diagramando álbuns no Adobe InDesign | PARTE 2

Olá Pessoal! Para quem pediu, mais uma aulinha de InDesign para vocês.

O objetivo dessa aula é matar as dúvidas que ficaram na aula anterior. Ou seja, se você não viu ainda, por favor, não deixe de ver a PARTE 1!

Quem tiver dicas ou sugestões, sintam-se a vontade para enviar. Vamos aprender juntos.

Recomendo que assistam em TELA CHEIA e em HD 720p!

[youtube width=”914″ height=”514″]http://youtu.be/iiUZjybdX1Q[/youtube]

Um beijo e um queijo.

UPDATE 20/02: Pessoal, a colega Virgínia Souza fez um tutorial em PDF, sobre alinhamento das imagens. Vocês podem ter acesso clicando aqui. Obrigada Virgínia!

26 thoughts on “Dica em vídeo: Diagramando álbuns no Adobe InDesign | PARTE 2

  1. Raoni Queiroz says:

    Ola Huaíne, muito legal o vídeo, bem a parte de alinhamento e com a ferramenta “align”, você o encontra ele na aba Window > Layout object > align ou (shift+f7), vai abrir um caixa com algumas ferramentas de alinhamento similar as ferramentas do Word, no final da caixa a um ícone para habilitar chamado “distribute spacing” na lateral direita você digita o espaçamento que deseja seleciona as caixas no documento e clica nos ícones acima do “distribute spacing”, assim você pode ter a mesma distancia entre as caixas em todas as laminas. =D

  2. Janaina says:

    ola querida, adoro seus videos e gostaria de tirar uma dúvida.Gostaria de fazer alguns fotolivros usando fotos de minha filha para deixar de portfolio para os clientes.No site de uma encadernadora perto de casa eles me passaram os gabaritos em psd de todos os tamanhos que eles trabalham e uma tabela com tamanhos do album fechado e aberto e h ou v e tb a medida final dele para montar o projeto, mas ele me falou q gostaria de uma margem de 2 cm de todos os lados, mas se eu for fazer uma lamina com uma foto so inteira na pagina onde devo posiciona-la dentro das margens ou tudo porque pelo q eu entendi os milimetros a mais q ele me pede na pagina final seria a sangria.

  3. Ivone Vito says:

    Oi Huaíne,
    Muito legal essas dicas de indesign, tem me ajudado muito nas minhas primeiras diagramação.
    Mas estou com uma dúvida, mesmo vc explicando direitinho com importar os templades , depois de baixar eu não consegui transferir para o indesigner, tem que colocar esse arquivo em alguma pasta especifica?

    Obrigada,
    Ivone

  4. Bia Pêgas says:

    Sou designer e curti muito. Sobre a primeira vídeo aula, você comenta que não sabe para que serve o bleed, no indesign. Lá vai: é apenas o espaçamento de reserva para corte, a conhecida “sangria”. Você deixa a margem e o bleed é marcado (geralmente 0,03cm) para corte nas gráficas, para que não ocorra de ficar com linha branca. Show de bola a sua explicação.
    Parabéns!
    Abs

  5. nildes says:

    Ei, Huaine!!!
    SUUUUUPER OS VIDEOS!!! E pode ter certeza que vc está certa quando diz que vc nasceu pra isso!!! Ensinar!!!
    Obrigada por dedicar um pouco do seu tempo (~20 minutos de video é muito do seu tempo!!!) pra ensinar a gente um pouco do que vc faz!!! E obrigada por disponibilizar os templates… afinal, vai ser super util!!!
    Amei mesmo!!!
    E tenho uma dúvida! E pra fazer aquela partezinha do meio do livro que fica pra fora, com alguma coisa escrita as vezes… eu acredito que tem jeito de fazer no inDesign também, mas vou ter que colocar um arquivo separado? Quando você fizer um proximo video de inDesing vc pode explicar pra gente, please!!! *-*
    Ah, e outra coisa, posso fazer uma página, como sendo a primeira e a segunda, como capa e contracapa (a ultima e a primeira) tb ne?
    Todos bjos e sucesso total!
    Nildes

  6. Juliana Alves says:

    Huaine, MUITO obrigada pelas suas dicas! Sou fótografa, e você ajuda demais fazendo esses videos hehe
    Uma dúvida que ficou: quando eu excluo a foto, fica a caixinha, mas toda transparente.. não fica assim com linha ao redor nem com X como se fosse um template.
    Aonde eu mudo isso?

    Obrigada linda, e sucesso!

    • Huaíne Nunes says:

      Juliana, provavelmente vc está excluindo tudo, a foto e o template. Para excluir só a foto, é preciso clicar na bolinha do meio, quando estiver com o contorno laranja, pode excluir.
      Ou, numa segunda opção, você está no modo de visualização de “tudo pronto”. Para enxergar as linhas, templates, margens, etc, aperte a letra W.

  7. Alessandra says:

    Olá Huaíne
    Assisti sua video aula do InDesigne , show de bola , adore , vou adotar esse metodo i .
    Mas fiquei com a seguinte dúvida , e a capa e contra capa como faço ?

  8. Daniele says:

    Oi Huaine,

    Gostaria muito da sua ajuda… Eu diagramei o álbum no indesign e fui fazer o album na digipix… Escolhi o modelo “flat” e fiz aquelas fotos no meio das duas páginas.. Acontece que ao exportar o arquivo no DBook, as páginas duplas aparecem desalinhadas ou separadas.. não ficam juntas certinhas… Como vc faz pra alinhar corretamente do programa? Estou frustrada.. pois já paguei o album e nao consigo finalizá-lo. Desde já obrigada… abs

  9. Polyana says:

    Ola Huaine tudo bem?
    bom amo muito o seu trabalho tenho pego muitas dicas nos videos que vc posta…. mais queria ver com vc onde vc arruma fundos para diagramar albuns infantil?, pois estou começando agora e nao encontro muitos fundos bonitos no google….

    desde ja agradeço

  10. cida silva says:

    Socorrooo…
    Amei seu video, como vc explica amei tudo .. Aprendi certinho..
    só que estou me matando para exportar a lamina pro d-book o.O
    é uma pagina por vez lá … como vc faz me ajudaaa

  11. Ingritt says:

    Olá Huaine, desde já agradeço a iniciativa da troca de informações, muito uteis por sinal!
    Me tira uma dúvida por favor, quando você envia o documento para impressão, você manda 2 arquivos: as paginações e faz a capa separada?

  12. Reginaldo says:

    Olá Huaine, sou um iniciante no InDesign mas já faço books também pela Digipix usando o Dbook. Quero dizer que achei fantástico o InDesign e preciso aprender varias coisas tipo como colocar uma moldura em uma foto, personalizar a pagina com um motivo que foi escolhido para a festinha da criança e etc. fiquei muito feliz com as suas explicações no vídeo, e se for possível explicar de que forma se coloca moldura e como personalizar um book agradeço.
    Parabéns pelo seu trabalho e que Deus te abençoe ricamente.

  13. Cibelly Felix says:

    Oiiii Hua,

    Tudo bem?
    Me socorre :'(

    Eu vi que você usa o Indesign para diagramar e o Digipix para a impressão, mas como você faz isso?
    Eu tentei abrir o trabalho pronto no Digipix mais não consegui, procurei a tal da ferramenta ”Preencher” não encontrei :'(
    Se puder fazer um video de como você usa ele ficarei hiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiper feliz rs

    Beijos
    Estou no seu aguardo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *