Técnica,

Cartões de Visita para Fotógrafos

Postado em 13 / 05 / 10 - por Huaine Nunes

Agora que você já tem seu portfólio impresso, você está pronto para ‘dar de cara’ com seus clientes e o mundo dos negócios de fotografia.

Se você ainda nao possui um cartão de visitas, está na hora de repensar essa idéia.

Assim como o portfólio impresso, o business card pode se tornar seu maior aliado (ou inimigo) desde que feito corretamente.

Vou citar algumas dicas que aprendi ‘na marra’ quando decidi confeccionar o meu.

1 – Conheça seu público-alvo. Quer dizer então que voce decidiu trabalhar com fotografia infantil, pediu para o seu sobrinho que manja de photoshop para te ajudar nas ideias e ele te veio com letras pegando fogo num fundo camuflado? Má ideia!

Se você conhece bem seu público – como por exemplo jovens que querem fazer book para colocar no orkut, ou casais sofisticados que querem a foto perfeita para expôr na sala de casa –  você deve fazer o cartão que se adeque àquele que você quer atingir.

2 – Simplicidade e elegância. Este fala por si só. Não precisa fazer carnaval de cores, usar diversas fontes (aliás, nao faça isso, por favor) para que seu cartão seja lembrado. Um cartão simples é muito mais bem-visto.

3 – Seja Criativo. Poxa, Huaíne, que dica clichê! Pois é gente, mas não vamos deixar de seguí-la mesmo assim. A criatividade é a chave e se você é fotógrafo você tem que tê-la.

Se o cliente perceber que você não foi criativo nem na confecção do cartão, imagina como são as suas fotos. Poses iguais, enquadramentos iguais…

4 – Dê a sua cara. De nada adianta seguir todas essas dicas e acabar por fim copiando algum modelo que vimos por aí. Lembre-se, o cartão tem que fazer o cliente se lembrar de você.

obs: não precisa ser literalmente, como no exemplo abaixo.

“qualquer um pode tirar a sua foto, você precisa de alguém que possa registrar a sua vida” – Bacana essa frase, né?!

5 – Impressão de qualidade. Quando fiz meu primeiro cartão de visitas, achei que seria “criativo”, fazê-lo em papel fotográfico. Resultado desastroso, pois o papel amassa e rasga com facilidade. Má ideia! Imprima na gráfica. Lá eles sabem o que estão fazendo e você terá um cartão duradouro e de qualidade. E lembre-se que para conservá-los assim, vale a pena adquirir um desses porta cartões de visita, que são baratinhos e você encontra em qualquer papelaria.

6 – Distribua-os.

E boa sorte.


16 thoughts on "Cartões de Visita para Fotógrafos"

  1. Pingback: 10 dicas para quem está começando a fotografar crianças. « Huaíne Nunes – Fotografia Infantil

  2. Pingback: Cartões de Visita para fotógrafos | Foto Link

  3. Rafaela Comentários:

    também fiz meu primeiro cartão de visita agora e imprimi em papel fotográfico. O que dei a meu namorado está anêmico! Desbotou! Simplesmente pq ele deixa perto do pc. Imagino os outros que distribuí. Ai meu deus! O q dei a minha irmã está ok. ela guarda na carteira.

    eu hein! Agora só em gráfica!

  4. Pingback: Como se inserir no mercado fotográfico : Portal da Fotografia

  5. Pingback: Novos cartões de visita! : Huaíne Nunes Fotografia Infantil

  6. Daniela Comentários:

    Oi,

    Adorei seu blog e seu cartão também !!! Estou começando a me profissionalizar e já fiz un cursoso na Escola de Imagem de BH… mas tenho uma curiosidade e gostaria de saber se você pode me responder… de onde vem toda a nitidez PERFEITA das suas fotos?! São da lente, da luz ou as fotos são tratadas depois? Não sei se a resposta seria muito óbvia… mas é que eu estou começando agora…e quero ser como você quando eu crescer hihihihi!!!!

  7. MARCIO LYRA Comentários:

    Aqui perto de casa 1.000 cartões está saindo em torno de R$ 45,00. RJ
    Para aqueles que querem uma pequena quantidade tem também o site da zazzle.com.br.
    Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *